terça-feira, 7 de julho de 2015

Utilizando Oracle Enterprise Manager 12C - Parte 2


Gerenciando Alertas, Incidentes e Problems no OEM12c

Incident Manager, é o nome do gerenciador de alertas e incidentes dentro do OEM12c, para iniciar vamos ver os conceitos de Incidents e Problems segundo a metodologia ITIL.
  
Incident: Qualquer evento que não seja parte da operação padrão de um serviço e que causa, ou pode causar, uma interrupção ou redução na qualidade daquele serviço;

Problem : é a causa desconhecida de um ou mais incidentes, ou seja, um incidente que não tem sua causa raiz identificada acaba se tornando um problema.

O Gerenciamento de Incidentes têm por objetivo restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível e garantir, desta forma, os melhores níveis de qualidade e disponibilidade do serviço.

O Gerenciamento de Problemas tem por objetivo identificar e remover erros do ambiente de TI, através da busca da causa raiz dos incidentes registrados no Gerenciamento de Incidentes, a fim de garantir uma estabilidade máxima dos serviços de TI.


Voltando para o Incident Manager.....

Assim que adicionamos um target dentro do OEM, algumas métricas são pré definidas pelo sistema, você pode adicionar novas métricas ou modificar os valores.(O mais indicado é utilizar o default).


Incident Manager:

1 - Para acessar o Incident Manager;  enterprise>monitoring>incident Manager




2 - Tela inicial

Para saber maiores informações sobre o alerta podemos verificar as abas de auxilio;

General : contem informações sobre o incidente, assim como na figura acima e tambem é onde tomamos as ações referentes aos alertas nesta aba podemos;

       -Reavaliar o alerta : essa função verifica se o erro ainda persiste
       -Ver a topologia do erro: podemos identificar com um desenho onde o erro esta afetando
       -Verificar as métricas
       -Editar os Thresholds

 Na primeira aba temos no canto direito a opção manager, é aqui que vamos definir o andamento do nosso chamado,inserir comentário e definir o owner;




Events: Mostra qual o target afetado (isso tbm tem na aba general) a diferença é que esse contem os resultados de Root Cause
       


My Oracle Support : Você pode pedir ajuda para a Oracle, caso tenha um erro desconhecido.


UPdates: Mostra as ultimas modificações do chamado




Related Events and Incidents:  Mostra histórico dos últimos incidentes iguais






 Para não ficar uma bagunça na sua tela de chamados, o correto é montar algumas views, uma para chamados abertos, em andamento e fechados, assim você não se perde;

No canto superior da primeira tela tem a opção seach; la que criamos as views, nem preciso mostrar o passo a passo, pois a interface gráfica auxilia bastante nessa criação ;






Boa Sorte DBAs!!!

Proximo Post: Criando Report no OEM12c




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